top of page

Bateria do Angolana

O Grupo Facão Capoeira é constituida pela Bateria Angolana, assim como nosso Grupo Raiz o Grupo Gingarte, que é constituido por 3 berimbal, sendo eles o Berra-boi, Gunga ou Medio e o viola, 1 Atabaque, 2 Panteiro e 1 Agogô, segue a baixo os instrumentos, seus toques, e a ordem de instrumentos na bateria Angolana.

Berimbau

Agogô

Pandeiro

Atabaque

Cabaça

Acessórios do berimbau

Pedra

Verga

Usamos 3 berimbaus na roda, Berra Boi, Médio ou Gunga e o Viola.

 

O Berimbau segundo pesquisadores dizem, é um instrumento de perucussao de origem africana. È um instrumento usado tradicionalmente na capoeira, para marcar o ritmo do jogo. No brasil o berimbau tambem e conhecido por varios outros nomes como:

            RUCUNGO, URUCURGO, ORUCUNGO, ORICUNGO, URICUNGO, RUCUNGO, RICUNGO, BERIMBAU DE BARRIGA, GOBO, MARIMBAU, BUCUMBUMBA, BUCUMBUNGA, GUNGA, MACUNGO, MATUNGO, MUTUNGO, ARICONGO, ARCO MUSICAL E RUCUMBO.

O termo atabaque é de origem árabe, segundo historiadores, e pesquisadores. Dizem eles que é um instrumento de origem Árabe, muito antigo, porém este instrumento foi muito divulgado na África. Provavelmente o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas, essa e uma das muitas historia sobre a origem do atabaque.


Outros pesquisadores acreditam que o atabaque foi trazido da África pelos negros escravos. No entanto outros dizem e ate mesmo afirmão que é um instrumento genuinamente brasileiro criado pelos negros escravo no brasil. Depois introduzido nos cultos religiosos (CANDOMBLÉ), no candomblé, há três tipos de atabaque: Rum, Rumpi e o Lê.

O Rum é o atabaque maior, o Rumpi seria o segundo atabaque maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque onde fica o Ogã que está iniciando ou aprendiz que acompanha o Rumpi. O Rum também é usado para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo.

 

Importante saber que cada atabaque tem suas obrigações a serem feitas, pois o atabaque praticamente representa um Orixá.

 

O atabaque esta prezente na capoeira tambem, mas isso nao quer dizer que ele tem a mesma funcao que na religiao. Infelizmente ainda temos muitas pessoas que sao mal informadas sobre essa questao, da religiao se o mesmo que capoeira. 

 

Fonte:  http://www.capoeira-afroritmo.com/historia.html

Usamos Dois pandeiros na roda, enquanto um faz a marcação, o outro repica quase que o tempo todo ritmando a roda.

 

O pandeiro é um instrumento de origem Árabe e seu formato, ao contrário do que é hoje, eraquadrado. Com o tempo, foi aperfeiçoado por um sistema mais prático e funcional, até oformato de hoje, usando-se, inclusive a pele de nylon. Consiste num aro estreito de madeira,onde são encaixadas rodelas de metal ou bronze, chamadas de platinelas. Tem um peleesticada ( couro ou nylon), onde é tocado pela mão do executante. 

 

O pandeiro deriva do tambor. Chamado também "tambor basco", Adufe é o pandeiroquadrado de origem árabe, comumente usado em festas folclóricas portuguesas e brasileiras,conforme o etimologista Houaiss no seu Dicionário de Língua Portuguesa.

O agogô é um instrumento proveniente dos iorubás da África Ocidental (Nigéria) cuja arte remonta a pelo menos a século 5 AC. O nome do agogô significa sino em iorubá. Tem sido usado na música iorubá tradicional durante séculos até hoje de dia. Geralmente é acompanhada por diversos tambores em cerimônias e festivais. Os iorubás da África Ocidental costumavam trabalhar com bronze e ferro fundido por séculos e é a partir desta época que o agogô nasceu. Seus ferreiros criavam esculturas de ferro, através de marteladas, soldagem e fundição. Além disso, este período de fundição de ferro foi datada pelo menos ao século 12 com o reino dos iorubás sendo uma das civilizações mais avançadas do período medieval. E assim o foi por várias centenas de anos antes da chegada dos primeiros exploradores europeus.

 

Fonte:  http://www.senzala.org.br/documentos/Senzala_-_Origem_dos_Instrumentos.pdf

Existem 3 tipos de berimbau, que são destinguido por suas respectivas cabaças, ou seja tem 3 variedades de cabaça, suas variedades são baseadas no tamanho delas, grande, médio e pequeno.

A cabaça grande da vida ao berimbau Berra Boi, este berimbau é consagrado o mestre da roda, ele manda e desmanda, ele comanda toda a roda todos os outros instrumentos, os dois jogadores e as palmas de mão.

A cabaça média da vida ao berimbau médio, ele segue o Berra boi na marcação.

E a cabaça pequena que da vida ao berimbau viola, berimbau o qual sem não se faz uma roda de angola que se preze, ele é o responsavel pelos repiques e floreios, não que não se possa repicar com os outros mais esse trabalho é designado ao viola.

O berimbau possui 3 acessórios no qual 2 são essenciais para toca-lo, sendo eles o dobrão, a baqueta e o caxixi, lembrando que a baqueta e o dobrão são indispensáveis já que sem eles não se tira o som belo e rico do berimbau.

Baqueta: É uma vareta de 25 a 30 cm, usado para bater no arame do berimbau para assim produzir o som.

Dobrão: Moeda grande feita tanto de cobre como de prata, usado para variar as notas do berimbau.

Caxixi/Chocalho: usado para inclementar o som do berimbau, alguns prefere tocar sem o caxixi, outros não tocam sem o caxixi.

Hoje em dia a pedra é mais usada, substituindo assim o dobrão na finalidade de variar suas notas músicais.

Existem vários tipos de vergas para a fábricação do berimbau, sendo que a melhor e considerada a verdadeira é a beriba, mas também tem outras vergas como,  biriba-cabeluda, biriba-roxa, pau-pereira/guatambu, taipoca, pau-d’arco (às vezes taipoca e pau-d’arco parecem ser a mesma espécie, às vezes não), canela, araçá, maricá, pau-pombo, conduru e até mesmo cinamomo e eucalipto (em Portugal), entre outras.

lembrando que nessa lista que passamos, as madeiras estão com seus nomes científicos, fornecido por proficionais da area botânica, preferi não colocar o nome popular, para incentivar a estudar e procurar assim aumentar a curiosidade e o conhecimento dos leitores.

 

 Fonte: Reginaldo Correia - "FAÍSCA"

Na Bateria Angolana, o Berra Boi toca o toque de São Bento Grande de Angola mais bem lento, chamado de Angola Antiga, o Médio toca São Bento Pequeno, e o Viola toca Angola Moderna ou simplesmente conhecido como toque de Angola, o Atabaque toca o toque Ijexá, o 1º Pandeiro ele toca Samba e ijexa, e o 2º faz repic, o Agogô toca ijexá, todos cadênciados harmônicamente seguindo o berimbal Berra Boi.

Asseguir vai a ordem dos instrumento na bateria, da esquerda para a direita Pandeiro, Viola, Médio, Berra Boi, Atabaque, Pandeiro e Agogô

© 2023 por GRUPO FACÃO CAPOEIRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page